E a resposta é um sonoro SIM!!!
Apesar de você não ser obrigado a ter um advogado, a contratar um quando for chamado para prestar depoimento na Delegacia, eu aconselho SEMPRE que contrate um ou, pelo menos, converse com um. E um advogado criminalista, que seja especialista.
E por que é bom ir Acompanhado de um advogado , Doutor?
O advogado irá analisar toda a situação. E com essa análise ele já vai conseguir identificar possíveis estratégias de defesa. Vai conseguir verificar se naquele momento do depoimento será necessário falar algo.
Ah, é bom lembrar que o advogado, antes mesmo de te acompanhar na Delegacia, poderá antecipar algumas coisas. Ele vai tentar antecipar aquilo que poderá ser perguntado a você, vai conseguir analisar as SUPOSTAS provas contra você, vai analisar os possíveis depoimentos já feitos, etc...
Resumindo, o advogado vai conseguir definir se a melhor alternativa é realmente falar algo ou ficar em silêncio no momento do comparecimento na Delegacia.
E SIM, você tem o direito ao silêncio. (expliquei isso em outra publicação no site clique aqui para ver)
E NÃO, não é só pessoas culpadas que não falam, que ficam em silêncio.
Falo isso, porque se lembre de uma coisa: tudo o que for falado será usado e, muitas vezes, interpretado contra você!!!
Não é só em filme que isso acontece, portanto, não caia na besteira de ir na Delegacia e prestar depoimento porque não tem nada a esconder, a temer... o famoso "não devo nada mesmo, por que ficar quieto?!".
Aconselho a você pelo menos conversar com um advogado de sua confiança, de preferência um criminalista para ver a melhor forma, a melhor estratégia para o seu depoimento.
Melhor prevenir do que remediar!!!
Comments